Um ERP é um Sistema de Informação que utiliza uma base de dados única, contendo diversos módulos que conversam entre si e trocam informações. Cada módulo é responsável por uma função especifica do sistema, possibilitando á empresa acesso ás informações de uma forma integrada, em uma única ferramenta e com um mesmo padrão de apresentação das informações. O ERP é um Sistema de Informação para a gestão integrada de processos (operacional, tático e estratégico) que cobre todos ou parte dos negócios de uma organização.
Características de um ERP
- permitir informações detalhadas ou não;
- procedimentos operacionais do sistema devem ser semelhantes aos da organização minimizando os ajuste;
- ser altamente integrável entre seus componentes, e ser flexível para promover a integração da empresa, no que tange a diversos idiomas, moedas, relatórios financeiros quando necessário;
- ter uma solução para customização simples e fácil manutenção, acessível á empresa e suficientemente documentada para alterações futuras;
- suportar todos os processos do negocio, sendo ajustáveis as necessidades da empresa;
- ser fácil de usar, podendo ser gerenciado e manuseado por pessoas não técnicas (interface padronizada, sistema único).
Vantagens do ERP
- eliminar o uso de interfaces manuais;
- redução de custos;
- otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência);
- otimizar o processo de tomada de decisão;
- reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado;
- reduz as incertezas do lead-time.
Desvantagens do ERP
- a utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada;
- altos custos que muitas vezes não comprovam o custo/benefício;
- dependência do fornecedor do pacote;
- torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior, por exemplo. Logo, as informações têm que ser constantemente atualizadas, uma vez que as informações são em tempo real (on-line), ocasionando maior trabalho.
Principais Fabricantes
Embora o mercado brasileiro de sistemas de gestão empresarial (ERP) seja o segundo que mais cresce globalmente, atrás apenas da China, apenas três fabricantes de software de ERP — Totvs, SAP e Oracle — detêm, juntas, 83% do mercado nacional, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que divulgou em 2014 na 25ª edição da Pesquisa Anual do Mercado Brasileiro de Administração e Uso de Tecnologia de Informação nas Empresas.
De acordo com o levantamento, a Totvs lidera o mercado de sistemas de gestão com 37% de participação, seguida pela SAP com uma fatia de 30% e a Oracle, com 16% — os 17% restantes estão distribuídos entre empresas como a Infor, QAD, Senior e StarSoft, entre outras.
No entanto, quando considerado somente o segmento de grandes empresas, a SAP domina com 52% de market share, acompanhada da Oracle com 21% de participação e a Totvs, com 20%. Por outro lado, ao analisar apenas do mercado de pequenas empresas, a Totvs prevalece com 52% de participação, ficando a SAP e a Oracle com 9% cada uma, e os 30% restantes estão distribuídos entre empresas menores.
Na consulta feita pela FGV com 2,3 mil grandes e médias empresas que atuam no país, 84% delas disseram ter um sistema de gestão integrado ou módulos de um pacote, tais como de gestão contábil, de folha de pagamento, RH, ativos, materiais, entre outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário