quinta-feira, 11 de agosto de 2016

EAI - INTEGRAÇÃO DAS APLICAÇÕES DA EMPRESAS.

Integração de aplicações empresariais (EAI) é o uso de tecnologias e serviços em toda a empresa para permitir a integração de aplicações de software e sistemas de hardware. A partir disso permite simplificar e automatizar processos de negócios na maior medida possível, ao mesmo tempo evitando ter que fazer grandes mudanças para as aplicações existentes ou estruturas de dados. 
Muitos tipos de software de negócios como aplicações de sistemas ERP, aplicações de CRM para os clientes de gestão, aplicações de business intelligence, folha de pagamento e sistemas de recursos humanos geralmente não podem se comunicar uns com os outros, a fim de compartilhar dados ou regras de negócios. Por esta razão, estas aplicações são muitas vezes referidos como ilhas de automação. Esta falta de comunicação leva a ineficiências, em que os dados idênticos são armazenados em vários locais, ou processos simples são incapazes de ser automatizado.

EAI é relativa a middleware tecnologias, onde é utilizada como mecanismo para mover as informações e compartilhar os processos de negócios de um aplicativo com outro. O middleware esconde as complexidades do mecanismo de comunicação entre os sistemas de origem e de destino. Isso permite que os desenvolvedores se concentrem em lidar com os APIs (Application Programming Interfaces) de cada sistema, enquanto o middleware manipula a transmissão das informações entre os dois sistemas. O mesmo API do middleware pode ser utilizado por diferentes aplicativos que são executados em diferentes plataformas.
Quais são as vantagens da integração de aplicações empresarial:

1. Otimização dos processos e aumento de produtividade: Ao facilitar o gerenciamento dos processos de uma empresa, reduzindo a redundância de informações e o retrabalho, a implementação de um sistema de integração de aplicações tem ligação direta com o aumento de produtividade e qualidade dos serviços prestados. Além disso, o sistema ainda oferece informações e indicadores de qualidade confiáveis sobre os processos, facilitando análises em tempo real e tomada de decisões estratégicas.
2. Redução de custos de implementação e manutenção: Com um sistema de integração funcional, os gastos com manutenção, resolução de erros, formação e treinamento de funcionários são reduzidos. Como já mencionamos, um sistema integrado atua na elevação da produtividade quando diminui o uso de recursos múltiplos, identificando e prevenindo possíveis ineficiências e desperdícios no fluxo de trabalho.
Grandes empresas focadas em automação de processos e redução de custos costumam calcular o aumento de produtividade com redução de uso de sistemas através de integrações. Por exemplo, ao reduzir o uso de 3 sistemas e passar a utilizar somente 1 em um atendimento ao cliente, ganha-se x minutos em cada atendimento. No final do ano, quando se tem um grande volume de atendimentos, ganha-se muito dinheiro com redução de custos com aumento dos atendimentos ou diminuição da equipe para atender uma mesma quantidade de clientes.
3. Automação de processos internos: Ao substituir trabalho manual pela automação dos processos, sua empresa reduz a burocracia, ao mesmo tempo em que ganha agilidade, eficiência, segurança e possibilidade de acompanhar e controlar os resultados com muita precisão. A automação também permite a criação de um sistema de informação comum a partir de bancos de dados de todos os setores de uma empresa, como a contabilidade e o estoque. Isso só contribui para uma comunicação mais articulada, eficiente e ágil, tanto interna quanto externamente.

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