Comércio eletrônico, e-commerce, comércio virtual ou venda não-presencial (que se estende até venda por telemarketing),
é um tipo de transação comercial (com ou sem fins lucrativos) feita
especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, computadores, tablets e smartphones. Seus fundamentos estão baseados em segurança, criptografia, moedas e pagamentos eletrônicos. Ele ainda envolve pesquisa, desenvolvimento, marketing, propaganda,
negociação, vendas e suporte. É o segmento que cuida de todas as
informações eletrônicas armazenadas por uma empresa. No caso de
instituições financeiras, por exemplo, esses dados incluem nomes de
clientes e até valores de transações monetárias efetuadas por grandes
corporações.
Tipos de Comércio Eletrônico
Business-To-Business
O comércio Business-to-Business (B2B) engloba todas as
transações eletrônicas efetuadas entre empresas. O comércio B2B
desenvolve-se, basicamente, em três grandes áreas: o e-Marketplace, o e-Procurement e o e-Distribution.
Os e-Marketplaces consistem em plataformas eletrônicas onde as
empresas, ora assumindo a posição de comprador, ora a de vendedor, se
reúnem à volta de um mesmo objetivo: estabelecer laços comerciais entre
si. Estes mercados digitais podem assumir uma forma vertical, quando
apenas são frequentados por empresas de uma indústria específica, ou
horizontal, caso em que é permitida a participação de empresas de várias
indústrias ou ramos de atividade.
Os e-Procurements são plataformas eletrônicas especificamente
desenvolvidas para suportar o aprovisionamento das organizações,
permitindo que estas otimizem cadeia de fornecimento em termos de tempo
e de custos, através da automatização das interações com as centrais
de compras dos seus fornecedores
Os e-Distributions consistem em plataformas eletrônicas concebidas
para integrar as empresas com os seus distribuidores, filiais e
representantes, permitindo efetuar uma variedade de tarefas, desde uma
simples consulta a um catálogo eletrônico até à emissão de faturas e
recepção de mercadorias.
Business-to-Consumer (B2C) corresponde ao tipo de transação
estabelecida entre uma organização/empresa e o consumidor final . Este
tipo de relação pode ser frequente e dinâmico ou esporádico e pontual,
dependendo do tipo de CRM que a entidade prestadora do bem/serviço praticar.
Este tipo de comércio tem-se desenvolvido bastante devido ao advento
da web, existindo já várias lojas virtuais e centros comerciais na
Internet que comercializam todo o tipo de bens de consumo, tais como
computadores, software, livros, CDs, automóveis, produtos alimentares,
produtos financeiros, publicações digitais, etc.
Quando comparado com uma situação de compra a retalho no comércio
tradicional, o consumidor tem mais informação ao seu alcance e passa por
uma experiência de compra potencialmente muito mais agradável e
confortável, sem prejuízo de obter, muitas vezes, um atendimento
igualmente personalizado e de assegurar a rapidez na concretização do
seu pedido.
Vantagens do E-commerce
Sem
dúvida atuar no segmento de e-commerce é simples e bem mais barato
quando comparado com o investimento que se tem ao montar uma empresa
física.
O
prazo para construir uma estrutura é muito rápido, existem plataformas
que já entregam a estrutura montada, com todas as ferramentas prontas
para operacionalizar e ainda com suporte garantido, restando somente ao
empresário à responsabilidade de vender.
Mas
antes de contratar tais serviços o ideal é investigar bem o que a
empresa está oferecendo, se as funcionalidades e o layout estão de
acordo com a necessidade de seu negócio e quanto vai custar se decidir
fazer uma migração para outro sistema próprio ou terceirizado.
Outra
vantagem é a redução do custo operacional e aumento da margem de lucro.
Com o e-commerce não há necessidade de contração de vendedores, o que
facilita bastante para ter uma margem de lucro maior, já que não existe o
comissionamento e também dá a liberdade de operar com linhas de
descontos nos preços bem mais atraentes aos consumidores.
Também
vale destacar a possibilidade de trabalhar com diversos perfis de
clientes, já que dá para comercializar um leque de produtos bastante
diversificados.
E, tem a vantagem muito importante de poder disponibilizar seus produtos 24 horas todos os dias.
Desvantagens do E-commerce
Embora
existam muitas vantagens principalmente o baixo custo que o empresário
tem ao criar um e-commerce, é importante deixar claro que existem muitas
questões que este ramo de atividade ainda tem que resolver, como por
exemplo:
Convencer que os produtos tem a qualidade esperada pelo cliente.
Como
vender perfumes, roupas, sapatos se o cliente não tem a percepção do
toque, a visão de como ficará vestido com a roupa ou sapato? Estas ainda
são barreiras que geram desconfianças em grande parte dos clientes que
estão acostumados a experimentarem e testarem antes de decidir pela
compra.
Alguns itens são de difícil comercialização por meio de uma loja virtual, seja por serem perecíveis ou porque o valor não será capaz de cobrir alguns custos, como os de fretes, por exemplo.
Muitas pessoas tem certa desconfiança ao disponibilizarem dados de pagamentos pela internet.
Entrega
é outra desvantagem competitiva, os clientes em grande parte gostam de
comprar e receber seu produto no momento da compra e por isso são
cautelosas na hora de decidir pela compra.
Conclusão
O
E-commerce tem a grande facilidade de poder atuar em diversos nichos e
sem limites de horário o que beneficia o empreendedor a possibilidade de
obter melhores resultados.
Mas
como todo negócio também possui muitos riscos, por isso é importante
ter consciência do trabalho difícil que irá desempenhar e por esta
razão, o ideal é que antes de se iniciar o projeto de e-commerce o
empreendedor realize um estudo muito criterioso.
Pesquisar
bem antes de decidir iniciar um negócio e após ter iniciado continuar
constantemente bem informado das mudanças que ocorrem em seu segmento.
Trabalhar
muito bem estratégias para expansão do negócio e claro mantendo uma
organização dos procedimentos que envolvem todas as áreas de gestão é
fundamental para ter sucesso.
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