terça-feira, 23 de agosto de 2016

Sistemas E-Commerce

Comércio eletrônico, e-commerce, comércio virtual ou venda não-presencial (que se estende até venda por telemarketing), é um tipo de transação comercial (com ou sem fins lucrativos) feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, computadores, tablets e smartphones. Seus fundamentos estão baseados em segurança, criptografia, moedas e pagamentos eletrônicos. Ele ainda envolve pesquisa, desenvolvimento, marketing, propaganda, negociação, vendas e suporte. É o segmento que cuida de todas as informações eletrônicas armazenadas por uma empresa. No caso de instituições financeiras, por exemplo, esses dados incluem nomes de clientes e até valores de transações monetárias efetuadas por grandes corporações.

Tipos de Comércio Eletrônico


Business-To-Business

O comércio Business-to-Business (B2B) engloba todas as transações eletrônicas efetuadas entre empresas. O comércio B2B desenvolve-se, basicamente, em três grandes áreas: o e-Marketplace, o e-Procurement e o e-Distribution.
Os e-Marketplaces consistem em plataformas eletrônicas onde as empresas, ora assumindo a posição de comprador, ora a de vendedor, se reúnem à volta de um mesmo objetivo: estabelecer laços comerciais entre si. Estes mercados digitais podem assumir uma forma vertical, quando apenas são frequentados por empresas de uma indústria específica, ou horizontal, caso em que é permitida a participação de empresas de várias indústrias ou ramos de atividade.
Os e-Procurements são plataformas eletrônicas especificamente desenvolvidas para suportar o aprovisionamento das organizações, permitindo que estas otimizem cadeia de fornecimento em termos de tempo e de custos, através da automatização das interações com as centrais de compras dos seus fornecedores
Os e-Distributions consistem em plataformas eletrônicas concebidas para integrar as empresas com os seus distribuidores, filiais e representantes, permitindo efetuar uma variedade de tarefas, desde uma simples consulta a um catálogo eletrônico até à emissão de faturas e recepção de mercadorias.

Business-To-Consumer

Business-to-Consumer (B2C) corresponde ao tipo de transação estabelecida entre uma organização/empresa e o consumidor final . Este tipo de relação pode ser frequente e dinâmico ou esporádico e pontual, dependendo do tipo de CRM que a entidade prestadora do bem/serviço praticar.
Este tipo de comércio tem-se desenvolvido bastante devido ao advento da web, existindo já várias lojas virtuais e centros comerciais na Internet que comercializam todo o tipo de bens de consumo, tais como computadores, software, livros, CDs, automóveis, produtos alimentares, produtos financeiros, publicações digitais, etc.
Quando comparado com uma situação de compra a retalho no comércio tradicional, o consumidor tem mais informação ao seu alcance e passa por uma experiência de compra potencialmente muito mais agradável e confortável, sem prejuízo de obter, muitas vezes, um atendimento igualmente personalizado e de assegurar a rapidez na concretização do seu pedido.


Vantagens do E-commerce

Sem dúvida atuar no segmento de e-commerce é simples e bem mais barato quando comparado com o investimento que se tem ao montar uma empresa física.

O prazo para construir uma estrutura é muito rápido, existem plataformas que já entregam a estrutura montada, com todas as ferramentas prontas para operacionalizar e ainda com suporte garantido, restando somente ao empresário à responsabilidade de vender.

Mas antes de contratar tais serviços o ideal é investigar bem o que a empresa está oferecendo, se as funcionalidades e o layout estão de acordo com a necessidade de seu negócio e quanto vai custar se decidir fazer uma migração para outro sistema próprio ou terceirizado.

Outra vantagem é a redução do custo operacional e aumento da margem de lucro. Com o e-commerce não há necessidade de contração de vendedores, o que facilita bastante para ter uma margem de lucro maior, já que não existe o comissionamento e também dá a liberdade de operar com linhas de descontos nos preços bem mais atraentes aos consumidores.

Também vale destacar a possibilidade de trabalhar com diversos perfis de clientes, já que dá para comercializar um leque de produtos bastante diversificados.
E, tem a vantagem muito importante de poder disponibilizar seus produtos 24 horas todos os dias.

Desvantagens do E-commerce

Embora existam muitas vantagens principalmente o baixo custo que o empresário tem ao criar um e-commerce, é importante deixar claro que existem muitas questões que este ramo de atividade ainda tem que resolver, como por exemplo:

Convencer que os produtos tem a qualidade esperada pelo cliente.

Como vender perfumes, roupas, sapatos se o cliente não tem a percepção do toque, a visão de como ficará vestido com a roupa ou sapato? Estas ainda são barreiras que geram desconfianças em grande parte dos clientes que estão acostumados a experimentarem e testarem antes de decidir pela compra.

Alguns itens são de difícil comercialização por meio de uma loja virtual, seja por serem perecíveis ou porque o valor não será capaz de cobrir alguns custos, como os de fretes, por exemplo.

Muitas pessoas tem certa desconfiança ao disponibilizarem dados de pagamentos pela internet.

Entrega é outra desvantagem competitiva, os clientes em grande parte gostam de comprar e receber seu produto no momento da compra e por isso são cautelosas na hora de decidir pela compra.



Conclusão



O E-commerce tem a grande facilidade de poder atuar em diversos nichos e sem limites de horário o que beneficia o empreendedor a possibilidade de obter melhores resultados.
Mas como todo negócio também possui muitos riscos, por isso é importante ter consciência do trabalho difícil que irá desempenhar e por esta razão, o ideal é que antes de se iniciar o projeto de e-commerce o empreendedor realize um estudo muito criterioso.

Pesquisar bem antes de decidir iniciar um negócio e após ter iniciado continuar constantemente bem informado das mudanças que ocorrem em seu segmento.
Trabalhar muito bem estratégias para expansão do negócio e claro mantendo uma organização dos procedimentos que envolvem todas as áreas de gestão é fundamental para ter sucesso.

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