terça-feira, 16 de agosto de 2016

Sistemas de E-business Funcionais - Sistemas de Marketing

A função organizacional de marketing diz respeito ao planejamento, promoção e venda de produtos em mercados existentes e ao desenvolvimento de novos produtos e novos mercados para melhor atender a clientes atuais e potenciais. Os Sistemas de Informação de Marketing integram o fluxo de informação necessário em muitas atividades de marketing. Os sistemas de informação de marketing fornecem informação para:

  • Websites e serviços de Internet /intranet possibilitam um processo de marketing interativo no qual os clientes possam tornar-se parceiros na criação, comercialização, compra e melhoria de produtos e serviços.
  • Os sistemas de automação da força de vendas utilizam tecnologias móveis de computação e Internet para automatizar muitas atividades de processamento de informações para apoio e administração de vendas.
  • Outros sistemas de marketing auxiliam os gerentes de marketing no planejamento, precificação e outras decisões de administração do produto, estratégias de promoção de vendas e propaganda e pesquisa de mercado e previsão.

Marketing Interativo

O objetivo do marketing interativo é estabelecer uma conexão permanente com os clientes, onde o resultado é uma fidelização do cliente que em determinadas situações traz mais benefícios do que investir em novos clientes. 
Um marketing interativo bem estruturado faz com que o cliente se torne o principal meio de propaganda de um produto, uma vez que, ao realizar uma aproximação com o cliente ele irá falar da empresa para as demais pessoas que o cercam.

Marketing Direcionado

O marketing direcionado tornou-se uma importante ferramenta do desenvolvimento de estratégias de propaganda e promoção para os sites de comércio eletrônico de uma empresa. O marketing direcionado é um conceito de administração de propaganda e promoção que engloba cinco componentes-alvo:

  • Comunidade: as empresas podem personalizar suas mensagens de propaganda e seus métodos de promoção na rede para atrair pessoas de comunidades específicas. Estas, podem ser comunidades de interesse, tais como as comunidades virtuais on-line de entusiastas de esportes ou de artes e ofícios, ou comunidades geográficas formadas por sites de uma cidade ou jornal local.
  • Conteúdo: propaganda como cartazes eletrônicos ou banners pode ser veiculada em várias páginas do site na Internet, além da home page da empresa. Essas mensagens atingem o público-alvo.
  • Contexto: a propaganda figura apenas em páginas da Internet que sejam relevantes ao conteúdo de um produto ou serviço. Por isso a propaganda é dirigida apenas a pessoas que já estejam procurando informações sobre um assunto relacionado aos produtos de uma empresa.
  • Aspectos demográficos e psicológicos: os esforços de marketing podem ser dirigidos apenas a tipos específicos ou classes da população, por exemplo, solteiros, vinte e poucos anos, renda mediana, estudantes universitários.
  • Comportamento On-line: as campanhas de propaganda e promoção podem ser adaptadas a cada visita individual a um site. Esta estratégia se baseia em arquivos “cookies” gravados na unidade de disco do visitantea partir de visitas anteriores. Os arquivos cookies possibilitam que uma empresa acompanhe o comportamento on-line de uma pessoa em seu site para que os esforços de marketing possam ser instantaneamente desenvolvidos e direcionados para esse indivíduo em cada uma de suas visitas ao site.

Automação da força de venda (AFV)
Os sistemas de automação da força de vendas utilizam tecnologias móveis de computação e Internet para automatizar muitas atividades de processamento de informações para apoio e administração de vendas.
Os computadores e redes estão disponibilizando a base para a automação da força de vendas mais constantemente. Em diversas organizações, a força de vendas está sendo equipada com notebooks, navegadores de rede e softwares de gerenciamento de contatos de vendas que a conectam a sites de marketing na Internet, extranets e intranets de suas empresas. 
Entre as características da automação da força de vendas temos o aumento da produtividade pessoal dos vendedores, aumento na agilidade da captação e na análise de dados de venda, permite à administração de marketing e vendas melhorar a prestação de informações e o suporte que oferecem a seus vendedores. Muitas empresas consideram a automação da força de vendas como uma maneira de conquistar uma vantagem estratégica na produtividade de vendas e na capacidade de respostas de marketing. Suas principais vantagens são: agilidade (realização de uma compra em qualquer lugar do mundo), confiabilidade (a consulta das informações do cliente e os preços do produto estão sempre sincronizados em tempo real com o sistema de gestão da empresa) e segurança (todas as informações são armazenadas em nuvem, portanto, os dados estarão bem guardados).
 








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